Sobre maternidade e vida profissional - um desabafo

Ora bem... nem sei muito bem por onde começar. Talvez seja melhor começar por falar um pouco sobre mim...

Sou mãe de 2 filhos, a Violeta que tem 11 anos e o Simão que tem 3. Para mim os meus filhos são a coisa mais importante da minha vida, ponto final. 

Sou maquilhadora e luto, há mais de 15 anos, por esta profissão que adoro. Ser feliz e bem sucedida no meu trabalho é muito importante para mim. Tenho o desejo de ser melhor, de fazer bem feito, de ser perfeita. Sempre quis dedicar-me a sério ao meu trabalho e nunca o consegui fazer.

Tenho um filho ainda pequenino e muito exigente de 3 anos, muito desejado. Sempre soube e disse que ia viver a gravidez e os primeiros anos dele com toda a minha dedicação por saber que não voltarei a passar por esta experiência. Aos 3 meses dele aceitei um trabalho em cinema que não podia dizer que não. Eu amamentava-o, ele era completamente dependente de mim. Aceitei o trabalho e durante 3 semanas ele ia comigo de carro para Guimarães muito cedo. Passava o dia no camarim, eu tinha de o manter alimentado, cuidado e, principalmente, em silêncio para não perturbar as filmagens. Ao mesmo tempo que coordenava a caracterização do filme. Se esta fase já é difícil para algumas mães que ficam em casa imaginem passar 12horas a trabalhar com um bebé. Ao fim da 3a semana não aguentei mais e conseguimos simplificar um pouco as coisas. Não me arrependo da minha decisão, superei-a e fiquei orgulhosa. Continuei a amamentar por muitos meses mais. O filme não ficou perfeito mas orgulho-me do que consegui. 

Todo este esforço acumulado cansa, a falta de horas definidas para fazer as coisas cansa, ter tanta coisa para gerir cansa, ter sempre de me esforçar para ter trabalho cansa. Há anos que tenho 2 trabalhos quase sem pensar nisso e que me recuso a escolher um e abdicar do outro. Os anos vão passando, os filhos vão crescendo e supostamente começa a ficar mais fácil. Acontece que os mesmos anos também vão passando para mim, vão surgindo novos profissionais, mais novos, mais frescos, mais disponíveis, menos cansados... e é complicado. Esta gestão é difícil.

Estou a partilhar isto com vocês talvez numa tentativa de pedir desculpa pelos emails que demoraram a ser respondidos, por não ter um instagram actualizado diariamente com informação super relevante e interessante.

Agora que me sinto em paz por ter desabafado posso recomeçar mais uma vez!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também gostou de

A verdadeira realidade da vida de um maquilhador

Como funciona o serviço de maquilhagem? O que é que eu preciso, que espaço? Quanto tempo demoro? 

Como escolher a maquilhagem para o dia do casamento?

Logo do Whatsapp